Home

Watch Time Brasil - Confira os vencedores do “Oscar dos Relógios” 2016 – Parte 2

14.11.2016

Aconteceu na última quinta-feira, 10, na Suíça, a 16ª edição do Grand Prix d’Horlogerie de Genève (GPHG), ou Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra. O evento conhecido como “Oscar dos Relógios” foi realizado no Théâtre du Léman e celebrou marcas como Audemars Piguet, Girard-Perregaux, Montblanc, MB&F, Piaget, TAG Heuer e muitas outras, confira.

Excelência Mecânica

Audemars Piguet foi premiada pelo seu relógio Royal Oak Concept Supersonnerie. O prêmio não foi à toa; a peça oferece horas, minutos, segundos, turbilhão, cronógrafo e repetidor de minutos e é fruto de oito anos de pesquisa que resultam em um repetidor de minutos com acústica de intensidade superior e tecnologias patenteadas.

Petite Aiguille

Esta categoria elege o melhor relógio de entrada lançado no ano. O modelo escolhido foi o Heritage Black Bay Bronze, da Tudor: um relógio de mergulho que oferece resistência à água em até 200 metros, movimento mecânico de corda automática e uma caixa elaborada a partir de uma liga de alta performance de alumínio e bronze, com pulseira feita de couro. O preço do relógio é de 3.800 francos suíços. Confira mais informações do modelo aqui.

Esportivo

O relógio de mergulho Scafograf 300, da Eberhard & Co, foi eleito como melhor modelo esportivo. A peça oferece resistência de 300 metros sob água, como o nome sugere, e incorpora as principais funcionalidades exigidas para a prática do mergulho, como caixa de aço resistente a choques e ponteiros luminescentes. Sua caixa possui 43 milímetros e o movimento é mecânico de corda automática, com 38 horas de reserva de energia. O relógio é vendido por 2.640 francos suíços. Mais informações aqui.

Joalheria

Secret Watch “Signature Grenat”, da Chanel, ganhou o prêmio da categoria. Sua caixa de ouro branco e diamantes no formato de um quadrado curvo e o movimento de quartzo são finamente “escondidos” por uma pedra de carmin de 52,61 quilates. O desenho das pedras preciosas da pulseira é feito de maneira a lembrar as estampas dos tecidos apresentados pela Chanel. Feita como peça única, a unidade é vendida por 759.000 mil francos suíços.

Expertise Artística

Foi premiado o relógio Protocole XXL “Secrets & Lights” Venice Micro-Mosaic, da Piaget. Do mostrador ao bisel, a peça é decorada por meio da técnica de micromosaico, feita pelo artista italiano Cesare Bella. Na paisagem é possível ver a Basílica Santa Maria Della Salute. Limitado a três unidades, o relógio é vendido por 249 mil francos suíços.

Revival

Essa categoria premia o melhor relógio em estilo vintage, que em 2016 é o cronógrafo Heuer Monza Chronographe, da TAG Heuer. A releitura do modelo original, feito em 1976, conserva as duas características principais do primeiro design: pulsômetro e escala taquimétrica com a fonte original. O material da caixa, porém, recebeu uma atualização de titânio grau 5 (ao invés do original de aço), o que confere maior resistência e mais leveza à peça. O relógio de edição limitada é vendido por 4.900 francos suíços. Confira mais informações aqui.

Escolha do Público

Com votos feitos pela internet e em diversos eventos internacionais do setor, o grande público elegeu Czapek Genève pelo relógio 33 bis Quai des Bergues, inspirado em uma peça de bolso de 1850. Com caixa em ouro vermelho e pulseira de couro, o movimento é mecânico de corda manual e reserva de energia de 168 horas (7 dias). São 188 unidades vendidas por 23.980 francos suíços cada.

Uma categoria especial premiou a instituição George Daniels Educational Trust.

WATCH TIME Brasil
Escrito por Cecilia J. Demarque